ATA 001/2020 - Colegiado Curso Superior Tecnologia em Redes de Computadores
Às nove horas, do dia treze de novembro de 2020, via Webconferência pela plataforma Google Meet, sobre a presidência do colegiado do Curso de Redes de Computadores, o professor Maurício Prado Catharino iniciou a reunião com os professores: João Paulo Delgado Preti, Marilson Oliveira Corrêa, Ed’ Wilson Tavares Ferreira, Guilherme Pires Silva de Almeida, Gerson Kazuyoshi Kida, Mônica Cristiane Moreira Crispim, Custódio Gastão da Silva Junior e Antônio Cezar Santos Gonçalves. O Professor Maurício informou que a reunião tinha como pauta: Elaboração do RED (Regime Exercício Domiciliar) 2020/2; Entrega do PIT; Plataforma Moodle; e informes gerais para início do período letivo 2020/2. Em seguida o Prof. Mauricio nomeou o Prof. Marilson Oliveira Correa para secretariar a reunião. Dando continuidade, o Prof. Mauricio informou que já encontra-se disponível, no sistema SUAP, a portaria que constitui o colegiado de curso, do Curso Superior Tecnologia em Redes de Computadores, para o período 2020/2, sendo a constituição formada por todos os professores que possuem encargos didáticos para o referido período, o Sr. Kleberton (representante dos técnicos administrativos) e o aluno Vinicius Galletti (representante dos discentes). O Presidente do colegiado, informou que não foram destinados, pela Diretoria de Ensino (DE), os professores para as disciplinas de Matemática Computacional (1º Semestre) e Língua Inglesa (5º Semestre). Lembrou que apesar de não haver ingresso de nova turma no curso para o período 2020/2, o NDE decidiu ofertar as disciplinas do 1º semestre. O Prof. Mauricio informou ainda, que os meios de comunicação com a coordenação do curso, devem ser via e-mail institucional, o Twitter e também o blog do curso. Em relação ao RED, o professor comunicou que há uma data, definida no calendário acadêmico, para o envio do documento, e que há um tutorial que orienta os professores como implementar o RED, e que enquanto perdurar a pandemia e consequentemente as aulas via RED, este substitui o plano de ensino. O RED deverá ser submetido, pelo professor, no Sistema SUAP, solicitando a revisão do Coordenador de Curso, após a revisão, o professor deverá finalizar o documento, disponibilizando uma cópia via e-mail para a coordenação do curso, e outra cópia deverá ser publicada na plataforma Moodle, na sala correspondente à disciplina. O Prof. Mauricio fez algumas ponderações a respeito do PIT, dizendo que há uma data máxima para submissão do mesmo no Sistema SUAP, e que esta data está publicada no calendário acadêmico, e que qualquer dúvida na elaboração deste documento o professor deverá procurar o Departamento de Computação ou a DE. Dando continuidade nas informações do PIT, o Prof. Maurício informou que conforme resolução do MEC, em que no período de pandemia do COVID 19, para o calendário acadêmico, fica dispensado o cumprimento dos dias letivos, devendo ser cumprido a carga horária da disciplina, e que o calendário acadêmico publicado pelo DE contém 15 semanas para o período letivo 2020/2, logo insuficiente para que seja cumprida a carga horária de 4 aulas semanais, diante disto a DE determina que seja realizado um novo cômputo da carga horária semanal da disciplina, em conformidade com a planilha disponibilizada pela mesma, e que esse adicional das horas semanais deverão ser informadas no PIT. Em relação ao horário das aulas, ficou acordado que será utilizado o horário já disponibilizado no Sistema TimeTable, e que as aulas síncronas deverão ocorrer semanalmente no horário da aula da disciplina. A DE solicita que a aula síncrona semanal deverá ser de 25% da carga horária da disciplina na semana, e que as demais horas deverão ser executadas de forma assíncrona na plataforma Moodle. Solicita que as aulas sejam gravadas e que se possível disponibilizá-las na Moodle. Informou que as aulas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, ocorre no período matutino, das 7:55h às 11:45h, portanto o professor deverá definir a sua aula síncrono neste período, informando qual o dia da semana e horário será utilizado para as aulas síncronas, e consequentemente evitando a sobreposição de horários. Dando continuidade, o Prof. Mauricio informou que o Moodle é a ferramenta AVA oficial, definida pela DE, para a execução das atividades remotas, via RED, e que o endereço eletrônico para acesso é: ava.cba.ifmt.edu.br, que o NEAD é o responsável pela gestão do Moodle, e que este disponibiliza um canal de suporte exclusivo para os professores. Informa ainda, que foram criadas salas temporárias para que os professores possam montar suas salas e depois importá-las para as salas oficiais. Todas as salas do curso já estão criadas e disponibilizadas na plataforma Moodle, para o curso de Redes, e que o professor já pode ter acesso às mesmas, lembrando que elas estão ocultas, e que o professor deverá alterar a visibilidade das salas, permitindo o acesso dos alunos. O Coordenador solicitou que os professores façam uma comparação das listas dos alunos que estão no Sistema Q-acadêmico com o Sistema Moodle, e que caso haja alguma divergência que seja comunicado, para que possam ser realizados os ajustes. Dando continuidade, o Prof. Mauricio informou que neste período letivo serão ofertados os semestres 1º, 2º, 3º e 4º do PPC 2018 e o 6º do PPC 2007. Porém, conforme definição do NDE, as disciplinas de Projeto Físico e Oficina de Implementação de Redes I, por se tratarem de disciplinas práticas, não serão ofertadas, e que em função desta lacuna será ofertada a disciplina de Língua Inglesa e Redes de Longa Distância. Informou ainda que a disciplina de Redes sem Fio, ofertadas no 4º e 6º período dos PPC 2018 e 2007, respectivamente, serão alocadas em uma única sala na plataforma Moodle, porém separadas por grupos. O Prof. Mauricio, informou que a DE, solicitou que os professores realizem o lançamento de aulas no Sistema Q-acadêmico periodicamente, não deixando acumular aulas sem serem registradas. Informou ainda que 14 alunos do curso foram contemplados no edital de auxílio digital. Em seguida o Prof. agradeceu a presença de todos e desejou um bom semestre de trabalho, deixando a palavra em aberto. Não havendo manifestação dos participantes, o Professor Maurício finalizou a reunião às 9:50h, e eu Professor Marilson de Oliveira Corrêa, lavrei a presente ata, que vai assinada pelos participantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário